TARIFAÇO DE TRUMP: Quais os impactos das tarifas anunciadas pelo presidente dos EUA?

Share
Copy the link

Depois de muito suspense, marchas e contramarchas, o governo dos EUA anunciou o tarifaço abrangendo 60 parceiros comerciais, acima das tarifas já anunciadas, com o objetivo de reciprocar as restrições tarifárias e as medidas não tarifárias que afetam os produtos do país e que dificultam a implementação de uma política industrial que favoreça os interesses das empresas norte-americanas.

As tarifas são variáveis, oscilando de 10% a 49%, e serão acrescentadas, de acordo com o produto e a origem, às impostas desde janeiro sobre o Canadá, o México e a China, além das aplicadas ao aço e alumínio. O Brasil ficou no nível mais baixo das tarifas, com 10% sobre a exportação de produtos brasileiros para os EUA. Isso pode ser explicado pelo fato de o Brasil ter um déficit na balança comercial com os EUA, de poucos produtos com tarifas mais elevadas do que as dos EUA e da existência de barreiras não tarifarias, identificadas no documento “Barreiras contra o Comércio Exterior”, produzido pelo USTR.

Um dia após o anúncio do presidente dos EUA, o Estadão convida o coordenador do Centro de Estudos de Negócios Globais na FGV e ex-secretário de Comércio Exterior na gestão Bolsonaro, Lucas Ferraz, para avaliar os efeitos na economia global e brasileira.

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *