“O primeiro de maio envergonhado do governo Lula” | Estadão Analisa

Share
Copy the link

No “Estadão Analisa” desta sexta-feira, 02, Carlos Andreazza fala sobre a ausência do presidente Lula nos tradicionais atos de 1.º de Maio, Dia do Trabalho. Sua desistência foi creditada ao desejo de evitar um constrangimento igual ao do ano passado, quando discursou para um público reduzido.

Sem ter o que dizer, o presidente concentrou-se então na agenda palaciana com os sindicalistas e no pronunciamento, na noite de quarta-feira, em rede nacional de rádio e TV. Recorreu ao clássico lulopetista: a demagogia.

Defendeu a redução da jornada de trabalho sem redução de salário – ignorando a já baixíssima produtividade no Brasil – e a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais – aquele projeto cuja pretensão é taxar os mais ricos para compensar as perdas. 

Leia mais: https://www.estadao.com.br/opiniao/lula-nao-tem-o-que-dizer-aos-trabalhadores/

Além disso, o governo também enfrenta um momento delicado com a Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal. O governo Lula foi alertado por diferentes órgãos sobre explosão de fraudes no INSS desde 2023. Alertas incluem documentos do TCU, CGU, Ministério Público, imprensa e auditoria interna; governo diz que agiu para cancelar mensalidades, principalmente com adoção de biometria e o cancelamento das mensalidades não autorizadas pelos beneficiários.

Leia mais: https://www.estadao.com.br/economia/fraude-inss-o-que-se-sabe-sobre-esquema-desviou-bilhoes-aposentados-e-pensionistas/

Apresentado pelo colunista Carlos Andreazza, programa diário no canal do Estadão no YouTube trará uma curadoria dos temas mais relevantes do noticiário, deixando de lado o que é espuma, para se aprofundar no que é relevante.

Assine por R$1,90/mês e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Estadão.
Acesse: https://bit.ly/oferta-estadao

O ‘Estadão Analisa’ é transmitido ao vivo de segunda a sexta-feira, às 7h, no Youtube e redes sociais do Estadão. E depois, fica disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.

Apresentação: Carlos Andreazza
Edição/Pós-produção: Jefferson Perleberg
Coordenação: Manuella Menezes e Everton Oliveira
Foto: Reprodução/Agência Gov

00:00 – ABERTURA
07:50 – MUDANÇAS NO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO
12:53 – DISCURSO DE LULA 1º DE MAIO
21:20 – INFLAÇÃO E INSEGURANÇA
25:26 – ISENÇÃO DO IR
30:45 – LULA FALA SOBRE ROUBO NO INSS
41:39 – “PREOCUPAÇÃO DO INSS ERA SINDICATOS”
48:32 – ENCERRAMENTO

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *