“O caso do governo que combate as fraudes e as fraudes aumentam” | Estadão Analisa

Share
Copy the link

No “Estadão Analisa” desta terça-feira, 29, Carlos Andreazza volta a comentar sobre a Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU) que realizou buscas — com apreensões de carros, joias e quadros, além de dinheiro em espécie de “alto valor” — no Distrito Federal e em 13 Estados, derrubou o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, e colocou sob suspeita 11 entidades.

Segundo a apuração da PF, elas participariam de um esquema que descontava mensalidades sem o conhecimento de aposentados e pensionistas ou que eles pensavam ser obrigatórias.

Desde 2016, os descontos alcançaram R$ 7,99 bilhões, e quase a totalidade deles foi irregular, segundo a operação revelada nesta quarta-feira. Entenda a seguir o que já se sabe sobre a investigação.

Governo Lula foi alertado por diferentes órgãos sobre explosão de fraudes no INSS desde 2023. Alertas incluem documentos do TCU, CGU, Ministério Público, imprensa e auditoria interna; governo diz que agiu para cancelar mensalidades, principalmente com adoção de biometria e o cancelamento das mensalidades não autorizadas pelos beneficiários.

Leia mais: https://www.estadao.com.br/economia/governo-lula-foi-alertado-por-diferentes-orgaos-sobre-explosao-de-fraudes-no-inss-desde-2023/

Apresentado pelo colunista Carlos Andreazza, programa diário no canal do Estadão no YouTube trará uma curadoria dos temas mais relevantes do noticiário, deixando de lado o que é espuma, para se aprofundar no que é relevante.

Assine por R$1,90/mês e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Estadão.
Acesse: https://bit.ly/oferta-estadao

O ‘Estadão Analisa’ é transmitido ao vivo de segunda a sexta-feira, às 7h, no Youtube e redes sociais do Estadão. E depois, fica disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.

Apresentação: Carlos Andreazza
Edição/Pós-produção: Jefferson Perleberg
Coordenação: Manuella Menezes e Everton Oliveira
Foto: Ricardo Stuckert/PR

00:00 – ABERTURA
04:49 – GOVERNO USA CARGOS PARA AGRADAR CONGRESSO
11:45 – PERCEPÇÃO PÚBLICA DE BRASÍLIA
14:55 – PENAS DO STF PARA GOLPISTAS DO 8 DE JANEIRO
21:05 – CONGRESSO E ANISTIA
36:27 – ROUBO NO INSS
48:38 – ENCERRAMENTO

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *