O Brasil no mapa das piores secas do mundo | O ASSUNTO
Secas severas e intensas têm se tornado mais frequentes e devastadoras no Brasil e no mundo, principalmente nas últimas quatro décadas. Neste período, o país registrou mais de 13 mil casos de estiagem extrema, de norte a sul — essa é a conclusão de um estudo publicado na revista científica “Science”.
Em 2024, por exemplo, quase 60% do país sofreu com a maior seca da história, comprometendo biomas e a produção agrícola, já que o cenário de seca favorece incêndios e compromete pastos, tomados pelo fogo. As consequências são vistas agora, de imediato, e tendem a ser ainda mais preocupantes para o futuro. Cientistas alertam que as secas vão ficar piores até 2060. As saídas apontam para a diminuição do desmatamento, o investimento em tecnologias sustentáveis e a cobrança de ações do governo.
Quem explica isso é Ana Paula Martins do Amaral Cunha, pesquisadora no Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, o Cemaden. “As imagens que nós temos visto nesses últimos anos são rios sumindo”. Trata-se de uma situação que, segundo ela, se espalha pelo Brasil. “Agora a gente tem visto grandes rios na Amazônia, onde isso não é comum, secando. E não só na Amazônia, como também na região da Bacia do Paraguai, ou seja, região do Bioma Pantanal.”
#oassunto
—————————————————————————————————————————————-
Olá!
Esse é o canal do g1, o portal de notícias da globo. Aqui vamos trazer vídeos pra informar, inspirar e divertir.
Quer entender um fato? Vem com a gente! 🤔
Quer ver histórias legais? Vem com a gente! 😊
Quer saber o que tá acontecendo? Vem com a gente! 😉
Veja todas as nossas playlists! https://bit.ly/3zdXlHY
Segue a gente e ativa o sino 🔔 pra saber tudo que tá rolando aqui no canal do g1 no YouTube. Pode entrar, fica à vontade pra compartilhar com os amigos e não se esqueça de se inscrever, tá? https://glo.bo/3pIZyHL 🔔👍🏼
E muito mais conteúdo em g1.com.br
g1 nas Redes Sociais:
TikTok – glo.bo/33cZzg1
Kwai – glo.bo/3pJoShs
Facebook – facebook.com/g1
Twitter – twitter.com/g1
Instagram – instagram.com/portalg1/
#g1 #notícias