MORAES sobre 8 DE JANEIRO: “Não houve um domingo no parque”
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quarta-feira, 26, o julgamento sobre o recebimento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Após abertura da sessão por Cristiano Zanin, o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito, cumprimenta os presentes na sessão e começa a se manifestar. O ministro relembra que, neste primeiro julgamento, não está em pauta a culpabilidade dos denunciados pela PGR.
O relator passou a relembrar a gravidade dos atos de vandalismo de 8 de janeiro de 2023. “Salvo duas sustentações orais, todas as demais reconheceram a gravidade dos fatos ocorridos no dia 8 de Janeiro”, disse Moraes. O ministro falou ainda sobre o “viés de positividade”, explicando o conceito como uma propensão do cérebro para lembrar coisas boas e esquecer as ruins: “uma autoproteção do cérebro”. “8 de Janeiro foi uma notícia péssima, para todos os brasileiros, para a democracia, mas esse viés de positividade faz com que não lembramos que não foi um passeio no parque”.
ASSINE O ESTADÃO:
Seja assinante por R$1,90/mês e tenha acesso ilimitado ao nosso conteúdo. Acesse: http://bit.ly/estadao-oferta-yt