“É um governo focado no POLICIAMENTO OSTENSIVO e pouca ênfase no INVESTIGATIVO”, diz Rafael Rocha
ASSISTA NA ÍNTEGRA: https://youtu.be/UruNvl-F7NY
Os roubos atingiram no ano passado o menor patamar da série histórica, iniciada em 2001, no Estado de São Paulo, com 193,6 mil casos. Na capital, a melhora foi puxada principalmente pela diminuição dos casos no centro, o principal foco do governo estadual nos últimos anos. Algumas regiões, porém, chegaram a ter até aumento de roubos e furtos. Distritos como o de Perdizes e o de Pinheiros, no centro expandido, são alguns dos que chamam a atenção.
Além disso, uma série de casos de latrocínios (roubos seguidos de morte) e arrastões assustam moradores da cidade. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) tem afirmado que o policiamento preventivo e ostensivo está sendo reorientado, com base na análise dos indicadores criminais. Uma das preocupações das autoridades é que, ainda que em queda de modo geral, os roubos evoluam para latrocínios. Esse tipo de crime teve alta de 23% no ano passado na capital paulista, com 53 vítimas.
Para falar sobre esse assunto, o Dois Pontos desta semana convidou o coronel reformado José Vicente da Silva Filho, ex-secretário nacional de Segurança Pública, e Rafael Rocha, coordenador de projetos do Instituto Sou da Paz.
O episódio tem a apresentação da colunista do Estadão, Roseann Kennedy, e a participação de Ítalo Lo Re, repórter da editoria de Metrópole.
Produção
Amanda Botelho
Everton Oliveira
Edição
Júlia Pereira
Gravado no estúdio U360
ASSINE O ESTADÃO:
Seja assinante por R$1,90/mês e tenha acesso ilimitado ao nosso conteúdo. Acesse: http://bit.ly/estadao-oferta-yt