Duquesa de Tax: Corte de impostos não vai deixar alimentos mais baratos para você; entenda
No início do mês passado, o governo federal zerou a tarifa de importação de alguns produtos, como café, azeite, açúcar e milho, para tentar conter a escalada da inflação de alimentos. Mas será que esse é o “remédio” mais eficaz para controlar os preços? A colunista do Estadão Maria Carolina Gontijo, a Duquesa de Tax, tenta responder essa questão em seu programa Não vou passar raiva sozinha.
Ela lembra que, recentemente, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, decidiu pressionar os governadores para reduzirem o ICMS dos alimentos, seguindo a onda de redução do imposto de importação. “A ideia era simples: cortar impostos de produtos como carne, café, açúcar e milho para ver se milagrosamente os preços também caíam e a inflação caía junto.”
A Duquesa afirma que o assunto é complexo e tem muitas camadas. Mas, segundo o professor Leonel Pessoa, da FGV, um estudo de 2023 revelou que, quando o ICMS sobre alimentos é reduzido em um ponto porcentual, só 13% do benefício chega até o consumidor final.
VÍDEO NOVO DA DUQUESA TODA SEGUNDA, ÀS 9h30, NO SITE DO ESTADÃO: https://www.estadao.com.br/economia/duquesa-de-tax/
ASSINE O ESTADÃO:
Seja assinante por R$1,90/mês e tenha acesso ilimitado ao nosso conteúdo. Acesse: http://bit.ly/estadao-oferta-yt