Duquesa de Tax: ‘Brasil pode ser inundado por produtos chineses em meio ao tarifaço de Trump’

Share
Copy the link

A briga comercial entre Estados Unidos e China tem prós e contras para o Brasil. Se a tarifa atual dos americanos de 145% para importação chinesa continuar em vigor, o agronegócio brasileiro pode ser um grande beneficiado com o aumento de encomendas asiáticas. Por outro lado, sem o mercado americano, a China pode usar o resto do mundo para desovar seus produtos, e o Brasil é um dos destinos para essas mercadorias.

No programa ‘Não vou passar raiva sozinha’ de hoje, a colunista do Estadão Maria Carolina Gontijo, a Duquesa de Tax, discute tanto o vaivém das tarifas americanas como o resultado dessa briga comercial para o Brasil.

“O volume de produtos que a China está acostumada a vender para os americanos vai ter de encontrar outro mercado, porque eles simplesmente não desaparecem. E adivinhem quem pode virar a bola da vez: o Brasil.” Ela lembra que o País já viu isso ocorrer antes, quando Joe Biden impôs barreira contra os painéis solares chineses. “Adivinha para onde eles vieram? Para cá.”

Nessa guerra comercial, diz a Duquesa, ou Brasil se prepara ou ele vai ser atropelado. Segundo ela, o Brasil pode até se beneficiar no curtíssimo prazo, com essa enxurrada de importados. “Porque com mais produto chegando, o preço em dólar cai, isso pode baratear alguns insumos e reduzir custos. No final, isso pode talvez até ajudar a segurar a nossa inflação.”

VÍDEO NOVO DA DUQUESA TODA SEGUNDA, ÀS 9h30, NO SITE DO ESTADÃO:
https://www.estadao.com.br/economia/duquesa-de-tax/

ASSINE O ESTADÃO:
Seja assinante por R$1,90/mês e tenha acesso ilimitado ao nosso conteúdo. Acesse: http://bit.ly/estadao-oferta-yt

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *