CONCLAVE: Quem será o NOVO PAPA? | com FILIPE DOMINGUES e FRANCISCO BORBA NETO | Dois Pontos
A morte do Papa Francisco aos 88 anos, na última segunda-feira, 21, deixou vago o cargo máximo da Igreja Católica. Após seu sepultamento ocorrido no último sábado, 25, no Vaticano, as atenções agora se voltam para a escolha do novo pontífice, que deve ocorrer na próxima semana. Os conclaves, que são a reunião dos cardeais para a eleição, ocorrem geralmente entre 15 e 20 dias depois do falecimento do papa.
Especialistas ouvidos pelo Estadão acreditam que Francisco não deixa um herdeiro natural, mas sim norteia um perfil do que seria o necessário para o futuro na Igreja no século 21.
Como o rito do Vaticano se diferencia de eleições ‘tradicionais’? O que é mito e o que é verdade no filme ‘Conclave’, que concorreu ao Oscar? Quais são os nomes mais cotados como ‘papáveis’? As respostas estão no episódio desta semana do Dois Pontos. Francisco Borba Neto, sociólogo de PUC-SP especialista em religião, e Filipe Domingues, professor da Pontifícia Universidade do Vaticano, debatem o legado de Francisco e explicam as especificidades do conclave.
A apresentação é de Roseann Kennedy, colunista do Estadão, com participação da repórter especial Renata Cafardo.
Produção
Everton Oliveira
João Abel
Edição
Júlia Pereira
Gravado no estúdio U360
ASSINE O ESTADÃO:
Seja assinante por R$1,90/mês e tenha acesso ilimitado ao nosso conteúdo. Acesse: http://bit.ly/estadao-oferta-yt