Como as AMIZADES podem impactar a SAÚDE? | com BRUNO TERRA e LARISSA MAGRISSO | Dois Pontos
Em 2023, o cirurgião-geral dos Estados Unidos, o médico Vivek Murthy, publicou um relatório no qual chamava a atenção para o que chamou de “epidemia de solidão” no país, alertando para os efeitos negativos dessa situação à saúde. “A solidão e o isolamento social aumentam o risco de morte prematura em 26% e 29%, respectivamente”, diz o documento. “De forma mais ampla, a falta de conexão social pode aumentar o risco de morte prematura tanto quanto fumar até 15 cigarros por dia”, compara.
Mas, afinal, de que maneira criar e manter vínculos pode impactar a saúde? A forma de fazer amigos mudou? Algumas amizades têm mais qualidade do que outras? Como identificar se é hora de desistir de uma relação?
Neste episódio do vodcast, esses e outros temas são analisados por Bruno Terra, psiquiatra e neurocientista, e Larissa Magrisso, jornalista e fundadora do Lúcidas, plataforma sobre amizade feminina.
O episódio tem a apresentação da colunista do Estadão, Roseann Kennedy, e a participação de Thaís Manarini, editora de Saúde.
Produção
Carla Menezes
Everton Oliveira
Edição
Júlia Borja
Gravado no estúdio U360
— LEIA:
“Criei amigos virtuais feitos de IA. Foi isto o que aprendi sobre o futuro da amizade”:
https://www.estadao.com.br/link/cultura-digital/criei-amigos-virtuais-feitos-de-ia-foi-isto-o-que-aprendi-sobre-o-futuro-da-amizade/
ASSINE O ESTADÃO:
Seja assinante por R$1,90/mês e tenha acesso ilimitado ao nosso conteúdo. Acesse: http://bit.ly/estadao-oferta-yt