BANCO MASTER em apuros! O que fazer com o seu CDB e demais títulos de renda fixa?
INVISTA MELHOR E EM DÓLAR: https://papodebolsa.com.br/jornada-global/
SUA TRILHA COMPLETA PARA INVESTIR NO BRASIL E NOS EUA: https://papodebolsa.com.br/jornada-da-riqueza/
O Banco Master virou o centro de uma das maiores polêmicas do sistema financeiro recente.
Nos últimos anos, a instituição cresceu de forma acelerada, oferecendo CDBs com rentabilidades muito acima da média — e garantidos pelo FGC. O resultado? Uma explosão na captação de recursos que colocou o banco na posição de maior concentração de risco para o Fundo Garantidor de Créditos. Em 2024, o Master chegou a representar quase metade da liquidez total do FGC.
Esse crescimento levantou alertas no mercado, entre reguladores e grandes bancos, que passaram a ver o caso como um risco sistêmico. Uma quebra do Master poderia comprometer a capacidade do FGC de proteger investidores em outras instituições.
A solução veio de forma inesperada: o BRB (Banco de Brasília), uma instituição pública, anunciou a compra de 58% do capital do Master. Mas a operação gerou ainda mais discussões. Além de não incluir os ativos de maior risco — como precatórios e participações societárias —, o negócio prevê que o controle votante continue com o atual dono, Daniel Vorcaro.
Nos bastidores, o ex-ministro Guido Mantega também aparece como peça-chave na articulação da solução, tendo atuado como consultor do banco e facilitado o contato com autoridades do governo.
O caso ainda depende da aprovação do Banco Central. Até lá, o debate continua: estamos diante de uma reestruturação necessária para preservar a estabilidade do sistema financeiro, ou de um salvamento com dinheiro público de um banco privado que foi longe demais?
Assista ao vídeo completo para entender os detalhes dessa história e o que pode vir pela frente.
+ ABRA SUA CONTA NA AVENUE: http://pit.avenue.us/register?utm_source=AVB-AWR-INFLU-BEAGUI-X-LPI-IFL-X-20239-CRTG
Minutagem:
00:00
01:27 Histórico do Banco Master
03:36 Os riscos do FGC com o Banco Master
05:39 Os alertas do Banco Master
09:07 BTG ou BRB devem comprar o Banco Master?
11:52 Como investir em renda fixa
15:54 O que fazer com o CDB do Banco Master
O presente conteúdo tem caráter meramente educativo e não deve ser interpretado como uma oferta a aquisição de valores mobiliários de qualquer espécie ou recomendação. Todas as análises são opiniões pessoais e cabe ao espectador fazer os próprios estudos antes de tomar qualquer decisão de investimento.
Eu sou Bea Aguillar, analista de valores mobiliários CNPI, educadora financeira e investidora há mais de 12 anos. Se você gosta do meu conteúdo não deixe de se inscrever no canal e deixar seu like!