“ALEXANDRE DE MORAES e o ‘USO EXTREMADO'” | Estadão Analisa
No “Estadão Analisa” desta sexta-feira, 20, Carlos Andreazza comenta sobre a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, em especial no caso de bloqueio da rede social X (antigo Twitter) no Brasil. O X informou esta semana seus advogados no país, mas não comprovou quem representa a empresa no Brasil, o ministro afirmou que ‘não há qualquer prova da regularidade da representação da X Brasil em território brasileiro’ e deu prazo de 24 horas para envio de documentação.
O colunista também fala sobre os incêndios e as declarações de outro ministro do STF Flávio Dino, que avaliou que o governo Luiz Inácio Lula da Silva demorou para perceber a gravidade das queimadas no País. Para o magistrado, porém, não seria necessário “grande esforço” para se chegar à conclusão de que “se vivencia um um dos maiores desastres ambientais dos últimos cem anos, devido à aceleração da degradação das condições climáticas do nosso Planeta.”
Como antecipou o Estadão, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública já pretendia retirar as despesas para o enfrentamento às queimadas do limite de gastos do arcabouço e da meta fiscal e só estava à espera de petição da Advocacia-Geral da União (AGU) sobre o assunto.
Embora a decisão de Dino sobre crédito extraordinário tenha representado uma tábua de salvação fiscal para o Executivo, setores do governo vêm se queixando do “ativismo” do magistrado na definição de políticas públicas. O ministro não responde às críticas.
Leia: https://www.estadao.com.br/brasil/dino-stf-queimadas-governo-lula-demora-bastidores/
Apresentado pelo colunista Carlos Andreazza, programa diário no canal do Estadão no YouTube trará uma curadoria dos temas mais relevantes do noticiário, deixando de lado o que é espuma, para se aprofundar no que é relevante.
Assine por R$1,90/mês e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Estadão.
Acesse: https://bit.ly/oferta-estadao
O ‘Estadão Analisa’ é transmitido ao vivo de segunda a sexta-feira, às 7h, no Youtube e redes sociais do Estadão. E depois, fica disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.
Apresentação: Carlos Andreazza
Edição/Pós-produção: Jefferson Perleberg
Coordenação: Gabriel Pinheiro e Everton Oliveira
Foto: Wilton Junior/Estadão
00:00 – ESPERA
03:27 – ABERTURA
18:14 – MORAES E O ‘USO EXTREMADO’
45:00 – X FUNCIONANDO E A ANATEL
48:20 – MEIO AMBIENTE E ORÇAMENTO
52:00 – ENCERRAMENTO