Tubarão é flagrado por surfistas em praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro
Um encontro inesperado surpreendeu surfistas na manhã do último domingo (18), na praia da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. Durante uma aula de surf no Posto 5, o grupo avistou um tubarão nadando próximo à arrebentação.
As imagens do animal foram registradas pelo fotógrafo Juan Duarte, filho do instrutor de surf Pablo Duarte. Segundo Pablo, ele percebeu as barbatanas do animal a cerca de 50 metros da areia, na área mais afastada da arrebentação, onde os surfistas aguardam as ondas, e imediatamente retirou os alunos da água por precaução. Apesar do susto, ninguém se feriu.
Em entrevista à CNN, o biólogo marinho Marcelo Szpilman, especialista em peixes e tubarões e presidente do AquaRio, afirmou que pelas imagens é possível identificar o animal como um tubarão-martelo.
“Pela proximidade da arrebentação, muito provavelmente ele devia estar atrás de um cardume de peixes para se alimentar. Nada além disso”, explicou Szpilman.
Ainda segundo o especialista, os riscos de ataques de tubarão no litoral do Rio de Janeiro são extremamente baixos: “Nos últimos 200 anos só tivemos 8 incidentes com tubarões no nosso litoral. O risco para banhistas e surfistas é desprezível. Não há razão para se temer”.
Inscreva-se no canal da CNN Brasil no YouTube.
ACOMPANHE A CNN BRASIL TAMBÉM NAS OUTRAS PLATAFORMAS:
Site: https://www.cnnbrasil.com.br/
Newsletters: https://newsletter.cnnbrasil.com.br
X: https://x.com/cnnbrasil
Facebook: https://www.facebook.com/cnnbrasil
Instagram: https://www.instagram.com/cnnbrasil
TikTok: https://www.tiktok.com/@cnnbrasil