Duquesa de Tax: Impostos decidem onde você mora, o que você compra e até quando você morre
Uma lava-louças com chip? Um liquidificador com bluetooth? Parece estranho, mas esses e outros produtos poderiam ser desenvolvidos e despontar nos mercados não necessariamente por uma demanda dos consumidores, mas a depender dos rumos da guerra tarifária travada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
No “Não vou passar raiva sozinha” desta semana, a colunista do Estadão Maria Carolina Gontijo, a Duquesa de Tax, explica como o “império invisível” dos impostos dita o que consumimos e até a maneira como os produtos são fabricados. “A sua vida inteira é moldada por uma força invisível: os impostos. Sim: eles decidem onde você mora, o que você compra, se você vai de carro, se você vai de bike, se você vai ao médico e até quando você morre – literalmente”, afirma.
Ela conta como o enquadramento de um determinado produto pode torná-lo muito mais caro ou mais barato, levando a disputas na Justiça pela reclassificação do item sob outra categoria. A busca por uma tributação menor vai determinar se um chocolate deixa de ser bombom e passa a ser biscoito wafer; se um sorvete vira bebida láctea; se um calçado é um sapato de borracha ou um calçado impermeável.
VÍDEO NOVO DA DUQUESA TODA SEGUNDA, ÀS 9h30, NO SITE DO ESTADÃO: https://www.estadao.com.br/economia/duquesa-de-tax/
ASSINE O ESTADÃO:
Seja assinante por R$1,90/mês e tenha acesso ilimitado ao nosso conteúdo. Acesse: http://bit.ly/estadao-oferta-yt