Prêmio Paladar com Henrique Fogaça

Share
Copy the link

No terceiro episódio da série, o chef do Sal e jurado icônico de Masterchef Brasil, relembra os 20 anos de Paladar e de seu restaurante.

Talvez você conheça @henrique_fogaca74 do MasterChef. No entanto, há duas décadas, o chef disputava um lugar ao sol com colegas como Alex Atala, Bel Coelho e Ana Luiza Trajano. Como eles, representava sangue novo na gastronomia paulistana.

Seu primogênito, o @salgastronomia, colado a uma galeria de arte em Higienópolis, nascia com referências a receitas regionais, produtos locais, técnicas clássicas e, outra raridade na altura, com menu degustação.

A trajetória do cozinheiro é singular. De Piracicaba, Fogaça começou a faculdade de arquitetura e de comércio exterior no interior. Durante a curta trajetória como bancário na capital, começou a cozinhar com dicas da avó e a fornecer marmitas.

Meio sem querer, viu que alguma coisa acontecia em seu coração quando botava alimentos no fogo. Virou precursor de food truck com o Rei das Ruas, uma Kombi de lanches que financiou seu curso de gastronomia na FMU.

Também sem esperar, assumiu um café que virou seu primeiro restaurante. Vinte anos depois, aos 51 recém completos, Fogaça chefia sete casas de sucesso em São Paulo: o Sal Gastronomia (hoje no Shopping Cidade Jardim e na Rua Bela Cintra), o Jamile (no Bixiga) e o gastropub Cão Véio (Vila Madalena, Tatuapé, Vila Mariana e Alphaville). Contudo, foi o primogênito que levou um Prêmio Paladar, quinze anos atrás.

🗓️ A cerimônia do Prêmio Paladar 2025 acontece em agosto, no hotel Rosewood, em São Paulo, aguarde.

*Prêmio Paladar é apresentado por JBS

ASSINE O ESTADÃO:
Seja assinante por R$1,90/mês e tenha acesso ilimitado ao nosso conteúdo. Acesse: http://bit.ly/estadao-oferta-yt

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *